Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/94
Título: Estudo da Prevenção da Transmissão Vertical do VIH, Aconselhamento e Acompanhamento de Grávidas Seropositivas do Pólo Regional do Barlavento – Cabo Verde
Autor(es): Miranda, Dra. Adelaide Lima
Fortes, Isilda
Palavras-chave: Licenciatura Biologia Marinha e Pescas
Infeção
VIH
Data do documento: 3-Mai-2013
Resumo: A evolução da epidemia do SIDA tem vindo a afetar, de maneira especial, as mulheres, facto este que trouxe como novo desafio a ser enfrentado, o controlo da transmissão vertical do VIH. Deste modo, no âmbito deste estudo, foram analisados dados referentes às grávidas seropositivas, pertencentes ao Pólo Regional do Barlavento em Cabo Verde. O objetivo principal foi conhecer as medidas de prevenção da transmissão vertical do VIH adotadas a nível deste Pólo, em relação às preconizadas pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde. Também foram aplicadas entrevistas do tipo semi-estruturada à Assistente social, à Psicóloga, e à uma mãe seropositiva, com a finalidade de se entender melhor a vivência dessas grávidas na condição de seropositivas e de conhecer a funcionalidade da equipe multidisciplinar, no acompanhamento do público em estudo. Os resultados revelaram que as grávidas solteiras e com baixo nível de escolaridade foram as mais atingidas pela epidemia e que a ilha de são Vicente é a mais afetada. Os dados mostraram ainda que a maioria das crianças expostas à transmissão vertical do VIH, no período de 2007 a 2011, é seronegativa. No que concerne à vivência dessas mulheres, pelas entrevistas, pode-se concluir que o receio da discriminação é o principal motivo de manterem-se em silêncio sobre o respetivo estado de seropositividade, e que a saúde do filho é o principal motivo para aderirem ao tratamento profilático. Quanto às medidas preventivas que visam reduzir o risco da transmissão vertical, preconizadas pelo Ministério de Saúde de Cabo verde, estas têm vindo a ser usadas na prática do aconselhamento e acompanhamento de grávidas seropositivas, a nível do Pólo em estudo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/94
Aparece nas coleções:Projecto de Fim de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatorio_TFC_ Isilda Fortes.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.