Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/116
Título: Cabo verde na segurança e defesa do Atlântico Dimensões da parceria Norte-Sul e Sul-Sul
Autor(es): Madeira, João Paulo
Monteiro, Nataniel
Data do documento: Mai-2016
Resumo: As mudanças políticas registadas no mundo pós-Guerra Fria intensifcaram as relações inter-regionais, provocando ameaças e riscos no ambiente de segurança global, colocando em alerta os países do Atlântico, em especial Cabo Verde, alimentando a necessidade imperativa de criar as condições para garantir a segurança e a defesa. Este artigo pretende analisar, do ponto de vista estratégico, o papel de Cabo Verde, na segurança e defesa do Atlântico. Trabalhou-se com o método qualitativo, ou seja, revisando e analisando a literatura, o que permite determinar que Cabo Verde, apesar de ser um país pequeno, periférico e com escassos recursos económicos, pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova plataforma de segurança na relação Sul-Sul e Norte-Sul, transformando o Atlântico num corredor de paz e estabilidade política.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/116
Aparece nas coleções:Artigo em Revista Científica Internacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Madeira%2c J.P. & Monteiro%2c N.A. (2017) Cabo Verde na segurança e defesa do Atlântico.pdf669,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.